Pryor na Mídia

Insights

Do envio ao recebimento: entendendo as transferências internacionais

No mundo globalizado em que vivemos, enviar dinheiro para outro país nunca foi tão fácil, resultado dos avanços tecnológicos e da expansão dos serviços financeiros internacionais. Com a praticidade de um simples toque de botão em um aplicativo ou o preenchimento de alguns formulários online, é possível realizar transferências para amigos, familiares ou parceiros comerciais em qualquer lugar do mundo.

A concorrência entre os vários provedores de serviços financeiros internacionais tem gerado benefícios significativos para os consumidores, resultando em uma diminuição nas taxas e uma transparência nas taxas de câmbio. Esse cenário tem tornado as transferências internacionais mais acessíveis e vantajosas para um público cada vez mais amplo.

Quem ainda não realizou uma transferência internacional pode ter dúvidas no começo. Por onde começar? Que documentos preciso ter em mãos? Quais as taxas envolvidas? Vamos tirar essas e outras dúvidas a seguir.

1. Encontre uma instituição financeira

Para realizar uma transferência internacional, é necessário localizar uma instituição financeira autorizada que ofereça serviços de remessa internacional. Recentemente, o Banco Central transferiu para as próprias instituições financeiras a responsabilidade de determinar os documentos exigidos para cada operação de transferência internacional.

2. Determine a natureza da operação

É necessário informar a natureza da transferência, pois isso afeta a forma como os impostos são aplicados. Cada tipo de transferência internacional está sujeito a uma taxa de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) específica. Até 2029, essa taxa será gradualmente reduzida a zero por cento.

 

O novo marco cambial simplificou a classificação da natureza da operação, dividindo as transações em dois grupos. O primeiro grupo abrange transações de até USD 50 mil, que não exigem registro diário no Banco Central. O segundo diz respeito a transações acima de USD 50 mil, que precisam ser registradas diariamente.

3. Informe os dados de quem irá receber o valor

Será necessário fornecer os dados do destinatário da transferência. Além das informações comuns, como nome e endereço, será preciso incluir o número da conta bancária (IBAN – International Bank Account Number) e o código SWIFT/BIC (Bank Identifier Code) do banco do destinatário. Em alguns casos, pode ser necessário fornecer outros detalhes específicos do país de destino.

4. Aguarde!

O tempo que uma transferência internacional leva pode variar dependendo de alguns fatores, como o país e a instituição bancária de destino. No geral, o dinheiro pode cair na conta do destinatário em até dois dias úteis.

Aqui na Pryor Global, nosso setor de consultoria e gestão de câmbio auxilia os clientes a realizarem transferências internacionais nas principais moedas, como euro e câmbio, de forma segura, principalmente no que se refere a oscilações cambiais.

Fale com nosso time e conheça as facilidades que oferecemos aos nossos clientes!

Compartilhe essa postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Pryor Global se preocupa com o uso de seus dados pessoais. Solicitamos apenas os dados necessários para podermos retornar seu contato. Estes dados serão devidamente protegidos. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade".




pt_BRPT_BR