fbpx

Insights

Contabilidade para empresas estrangeiras e multinacionais que operam no Brasil

Que o nosso cenário fiscal e contábil é complexo e cheio de meandros, as empresas nacionais estão cansadas de saber. Agora, para as empresas estrangeiras e multinacionais que operam no Brasil, as dificuldades parecem ser ainda maiores. As obrigações burocráticas são muitas para quem quer instalar o seu negócio no país, seja indústria ou comércio de bens ou serviços.

O fato é que independentemente do tipo e do tamanho do negócio, companhias internacionais devem ter atenção redobrada aos encargos fiscais e contábeis previstos na lei brasileira. Não bastassem ser diversos, eles estão mudando constantemente. Portanto, é necessário um acompanhamento contínuo.

Tamanho de miniatura de blog - Contabilidade para empresas estrangeiras e multinacionais_03

Nesse contexto, os setores fiscal e contábil são importantes para garantir a sustentabilidade de um negócio. Demonstrações financeiras claras e precisas e declarações de impostos em dia contribuem para manter a boa saúde financeira da empresa. Mas, quais são os principais desafios enfrentados?

Em se tratando do cumprimento das muitas normas fiscais e contábeis, é necessário ter uma equipe experiente a fim de conseguir programar o pagamento de todos os tributos. Vale ressaltar que as empresas se encaixam em diferentes regimes de tributação, a depender do seu perfil e tamanho. O regime pode ser alterado em virtude de mudanças na própria empresa e/ ou na legislação.

Há, também, as obrigações acessórias, que nada mais são do que declarações exigidas pelas autoridades a fim de confirmar o pagamento dos principais tributos. Essas declarações têm prazos diferentes, e podem ser entregues mensal ou anualmente, por exemplo. Um bom planejamento é a base para tudo. O calendário de entrega das declarações deve ser cumprido à risca para evitar o pagamento de multas e sanções.

Dadas as diferenças entre as legislações fiscais e contábeis ao redor do mundo, é preciso ter um conhecimento específico das regras locais. No entanto, nos casos de empresas com matrizes fora do país, é preciso que haja um certo grau de semelhança entre os princípios contábeis. Por isso, foram criadas Normas Internacionais de Relatórios Financeiros (IFRS, na sigla em inglês).

O estabelecimento de um padrão possibilita uma melhor comunicação entre empresas estabelecidas em diferentes locais. Os gestores e investidores têm uma visão muito mais clara e precisa de todos os dados essenciais para compreender a situação da companhia em questão. As normas internacionais tornaram possível a obtenção de informações financeiras mais fidedignas e de fácil compreensão.

Para os empresários e gestores de empresas, é quase impossível evitar o processo de contabilidade, dada a sua importância. No entanto, a única saída é, muitas vezes, contratar profissionais. Para além do processo de preparação de balanços patrimoniais, demonstrações de fluxo de caixa e de resultados financeiros, está a necessidade de aderir estritamente às normas contábeis financeiras, independentemente de onde sua empresa esteja localizada.

Aqui no Brasil, sua empresa pode contar com a Pryor Global. Somos especialistas nas normas fiscais, contábeis e trabalhistas brasileiras, com mais de 25 anos de experiência no mercado. Tenha um time de confiança no seu setor contábil. Vamos conversar!

Compartilhe essa postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

A Pryor Global se preocupa com o uso de seus dados pessoais. Solicitamos apenas os dados necessários para podermos retornar seu contato. Estes dados serão devidamente protegidos. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade".




plugins premium WordPress
pt_BRPT_BR