fbpx

Insights

Como estar em dia com suas obrigações fiscais e evitar riscos?

Empresas de grande, médio e pequeno porte, assim como todo microempreendedor individual (MEI), têm uma série de obrigações fiscais a cumprir. Sem que isso aconteça, o funcionamento do seu negócio pode ser prejudicado. O estabelecimento pode ser multado e até encerrar as suas atividades. Portanto, estar em dia com essas obrigações é essencial para continuar operando de forma legal.

obrigacao-fiscal

Pela quantidade e complexidade das obrigações fiscais, as empresas devem atentar-se tanto aos procedimentos quanto aos prazos para o pagamento dos tributos. Do contrário, podem correr sérios riscos.

Conhecimento da lei

De acordo com um relatório do Banco Mundial, as empresas brasileiras são aquelas que gastam a maior quantidade de tempo para estar em dia com suas obrigações fiscais. Portanto, quanto mais estiver a par do que precisa ser feito, mais rapidamente uma empresa estará em dia perante o fisco.

Toda empresa que opera no Brasil precisa conhecer a complexa legislação tributária do país. Esse conhecimento servirá para, dentre outras coisas, saber em qual regime de tributação deve ser inscrita e a quais benefícios fiscais tem direito, por exemplo.

obrigacao-fiscal

Planejamento fiscal

Os tributos podem ser cobrados em diferentes esferas: federal, estadual e municipal. Para exemplificar, temo o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), o PIS (Programa de Integração Social) e o Cofins (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social) cobrados pela União. A cobrança do IMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) é de responsabilidade dos estados, e o ISS (Imposto sobre Serviços) dos municípios.

Esses impostos devem ser pagos em diferentes épocas do ano, assim como incidem sobre bens e serviços de maneiras diferentes. Lidar com tantos tipos de tributos, assim como os diferentes prazos para a regularização, exige planejamento fiscal para não correr o risco de deixar algo de fora.

Tenha um parceiro de confiança

As empresas devem contar com um parceiro de confiança para realizar a gestão tributária de seus negócios. Esse trabalho requer expertise e experiência, dada a complexidade já citada do cenário fiscal brasileiro. A equipe contratada cuidará da conformidade fiscal considerando as leis tributárias locais, estaduais e federais, trabalhando com precisão para mitigar os riscos.

Se você está em busca desse parceiro, muito prazer, somos a Pryor Global. Estamos há mais de 26 anos no mercado e contamos com profissionais altamente qualificados para garantir a conformidade com as regulações tributárias brasileiras. Atendemos clientes dos mais variados portes e escopos. Converse com um de nossos especialistas e saiba como podemos ajudá-lo.

Compartilhe essa postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

A Pryor Global se preocupa com o uso de seus dados pessoais. Solicitamos apenas os dados necessários para podermos retornar seu contato. Estes dados serão devidamente protegidos. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade".




plugins premium WordPress
pt_BRPT_BR