Pryor na Mídia

Insights

Como o reajuste dos planos de saúde pode afetar a sua empresa

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decidiu congelar os reajustes dos planos de saúde individuais, familiares e empresariais até 29 empregados. Para os planos contratados por empresas com mais de 30 empregados, a suspensão do reajuste só é válida para quem possui data-base de reajuste entre os meses de setembro e dezembro de 2020.

Ocorre que todos os contratos de planos de saúde têm seus valores reajustados a cada 12 meses, mesmo quando a renovação é pactuada para 24 ou 36 meses. Se a sua empresa faz parte do grupo que tem mais de 30 empregados e pode optar pela aplicação do reajuste, esse é o melhor momento para negociar. Primeiro, iremos mostrar a você como são feitos os cálculos dos reajustes.

Na classificação, as apólices PME geralmente atendem até 99 vidas, algumas apólices PME Bradesco até 199 vidas e as apólices de seguros empresariais a partir de 99 vidas.

Em apólices até 99 vidas é a sinistralidade da carteira quem determina os reajustes. Porém, essa sinistralidade é diluída na utilização. Há uma receita grande e nem todos utilizam com frequência os serviços médicos contratados. O pool de riscos fica entre 15 e 20% e o VCMH – variação de custos médico hospitalares – geralmente é baixo.

É nas apólices a partir de 100 vidas que o risco é maior. O reajuste sofre impacto direto do VCMH, da sinistralidade da carteira e de acordo com o break even.

O break even é o teto estipulado para a utilização mensal de serviços. Normalmente ele corresponde a 70% do que a empresa paga mensalmente. Por exemplo, se ela investe R$ 100 mil mensalmente, o limite do uso é de R$ 70 mil.

Em tempos de pandemia, aumentou muito a sinistralidade, tanto por problemas decorrentes do vírus quanto por problemas emocionais, já que as pessoas não estavam acostumadas ao confinamento, às novas rotinas e o tão temido homeschooling. Também deve-se considerar a apólice de demitidos e aposentados para o cálculo e, considerando a idade da maioria dos mais afetados, o aumento na utilização pode ser muito grande.

Não há como prever o valor do reajuste acumulado em 2021. Por isso, nossa equipe de especialistas sugere que você evite o reajuste composto e retroativo, cujos critérios são desconhecidos, verifique o vencimento da sua apólice e converse conosco.

É tempo de economizar, mas acima de tudo é tempo de pensar na sustentabilidade do seu negócio em médio prazo.

Compartilhe essa postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Pryor Global se preocupa com o uso de seus dados pessoais. Solicitamos apenas os dados necessários para podermos retornar seu contato. Estes dados serão devidamente protegidos. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade".




pt_BRPT_BR