Insights

Seguros pessoais e pandemia

Durante a crise de 2017, quando o desemprego marcava altos índices, o comportamento das pessoas em relação a si e a família refletiu no mercado de seguros. Uma notícia da Revista Exame de outubro/2017 destacou que três modalidades de seguros pessoais – prestamistas, educacionais e resgatáveis (dotais) estavam em alta.

Quase 3 anos depois, o cenário inclui, além da alta taxa de desemprego, uma pandemia. Em reportagem de agosto/2020 à Agência Brasil, Marcio Coriolano, presidente da Confederação Nacional das Seguradoras – Cnseg, afirmou que “A pandemia despertou nas pessoas a necessidade de precaução, de aversão ao risco”.

Se para você alguns desses termos não são familiares, mas a instabilidade econômica é um fator de preocupação, nós vamos esclarecer alguns detalhes quanto a seguros pessoais e o seguro D&O. Esse pode ser a precaução ideal para você nesse momento.

Seguro prestamista:
Imagine que você está muito bem, saudável, trabalhando, mas de repente sofre um acidente que cause a sua invalidez ou mesma a sua morte. Se você não está segurado, as suas dívidas com prestações de empréstimos e financiamentos serão integral ou parcialmente quitadas pelo espólio (conjunto de bens que pertencem ou foram deixados por você). Isso significa que, caso você morra, os filhos não herdarão as suas dívidas, mas poderão ficar sem moradia, dependendo do volume de débitos que você deixar.

Se você quer evitar ficar sem renda ou perder o patrimônio que construiu, ou mesmo garantir que a sua família esteja protegida caso seja o responsável financeiro por ela, o seguro prestamista é a cobertura pessoal necessária para resguardar-se em caso de invalidez ou morte, pois ele quitará as suas dívidas e a diferença entre o valor do benefício e a quitação será creditada ao segundo beneficiário indicado pelo segurado, ao próprio segurado em caso de invalidez ou aos herdeiros legais.

Seguro educacional:
Nunca houve tantos conflitos entre unidades de ensino e os contratantes de seus serviços como em 2020. Em tempos de pandemia, nem todas as escolas estão flexibilizando a negociação de mensalidades. Há redução nos valores contratados – aplicada em cada estado segundo deliberação específica – mas não há como suspender as cobranças, haja vista que muitas unidades de ensino correm risco de entrar em falência. As despesas com mensalidades educacionais em qualquer período da vida escolar ou acadêmica comprometem boa parte da renda dos brasileiros. Quando o contratante perde a renda, fica difícil manter o contrato com a unidade de ensino. O seguro educacional tem sido uma solução para os segurados que perderam a renda e têm essa cobertura. Esse seguro ainda garante a quitação de despesas em caso de morte ou invalidez dos responsáveis legais pelo contrato.

Seguro resgatável:
A fusão do seguro de vida com uma reserva financeira caracteriza o seguro resgatável. Ele é uma evolução dos seguros, à medida em que funciona como um título de capitalização com investimentos mensais. Nesse caso, há duas alternativas: contratar com prazo estipulado, quando obrigatoriamente você resgata o valor ao término do contrato e deixa de estar coberto pela apólice, ou sem prazo estipulado, mas com a possibilidade de resgate de valores após determinado período de carência.
A sugestão da Pryor Insurance é que você proteja a si e ao seu patrimônio, mas sempre pense nos seguros como investimentos de médio e longo prazo. Não esqueça de buscar sempre especialistas em análise de riscos para ajudar você nesse processo.

Compartilhe essa postagem

Posts recentes

Categorias

Social

Deixe uma resposta

A Pryor Global se preocupa com o uso de seus dados pessoais. Solicitamos apenas os dados necessários para podermos retornar seu contato. Estes dados serão devidamente protegidos. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade".




Fale conosco