Pryor na Mídia

Insights

Segurança fiscal e contábil: por que empresas estrangeiras devem contratar um contador?

Os serviços de um contador podem ajudar as empresas a estar em conformidade com a legislação local

contab.-01

No último ranking do Tax Complexity Project, que avaliou a complexidade tributária de 100 países, o Brasil ocupa a primeira posição. Para a população local, o resultado da pesquisa vem confirmar uma sensação generalizada. O sistema contábil e fiscal brasileiro é confuso e burocrático, sendo uma dor de cabeça para as pessoas jurídicas.

Segundo dados da Receita Federal (RF), a cada ano, a arrecadação tributária custa R$150 bilhões às empresas, ultrapassando o valor correspondente à 32% do PIB nacional. Em fevereiro deste ano, o montante chegou a R$148,664 bilhões, maior valor da série histórica e em meio à inflação recorde.

A criação de um imposto único no Brasil é debatida há anos. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 110/19, por exemplo, quer unificar cinco impostos – PIS (Programa de Integração Social), Cofins (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social), IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e ISS (Imposto Sobre Serviços) – no Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

A divisão do sistema tributário brasileiro dificulta ainda mais o atendimento às obrigações fiscais. Os tributos são cobrados a nível federal, estadual e municipal. Além disso, estados e municípios têm independência para regulamentar a cobrança de seus próprios impostos. Se, para as empresas brasileiras, entender esse sistema já é complicado, imagine para as estrangeiras.

Nesse cenário complexo e de mudanças constantes, os serviços de um contador podem ajudar as empresas a estar em conformidade com a legislação local. Em especial as empresas estrangeiras que operam ou queiram operar no país podem se beneficiar do trabalho de um profissional da área contábil, cuja expertise nas normas poupa tempo e esforços dos seus clientes.

Aliás, mesmo no começo das operações no Brasil e sem gerar receita, essas empresas têm uma série de obrigações a cumprir. Aqui no blog, já escrevemos sobre a entrega da DCTFWeb (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos) anual e sobre a suspensão do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) de empresas com cadastro desatualizado. Há ainda muitas outras, como a EFD-Contribuições, arquivo digital para a escrituração da contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins, e o GFIP (guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social).

As obrigações são muitas, e os processos, burocráticos. Qualquer detalhe que escape à atenção do responsável legal pode acarretar graves consequências para as empresas por parte dos órgãos fiscalizadores. Contar com a apoio de um contador garante a segurança necessária para que essas empresas possam operar de forma legal no território brasileiro.

Conte com a Pryor Global para ajudá-lo nesse desafio. Há 26 anos no mercado, nosso time de especialistas entende o complexo sistema tributário e contábil local e tem ajudado centenas de clientes a estar em conformidade com as leis brasileiras. Entre em contato para mais informações.

Compartilhe essa postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Pryor Global se preocupa com o uso de seus dados pessoais. Solicitamos apenas os dados necessários para podermos retornar seu contato. Estes dados serão devidamente protegidos. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade".




pt_BRPT_BR