fbpx

Insights

Governança Social, Ambiental e Corporativa e sua relação com o RH estratégico

Embora recente, o ESG está se tornando uma parte importante da constituição de uma empresa

blog-020202

O chamado ESG (Environmental, Social and Corporate) tem se tornado cada vez mais uma prioridade para as empresas. Os bons resultados financeiros estão mais do que nunca atrelados à responsabilidade com o planeta e com a sociedade. Questões ambientais, sociais e de governança corporativa são importantes para fortalecer um negócio, levando em consideração os interesses de seus clientes, funcionários e sociedade em geral e influenciando positivamente a tomada de decisão de investidores.

O conceito apareceu pela primeira vez no relatório Who Cares Wins – 2005, da UN Global Compact, Federal Department of Foreign Affairs Switzerland e IFC (International Finance Corporation). O documento apresenta os critérios para a avaliação de uma empresa ética e sustentável, que são divididos da seguinte maneira:

Ambiental – Avalia o impacto de uma empresa no planeta e inclui o consumo de energia, descarte de resíduos, emissão de carbono, pegada ecológica, do inglês ecological footprint, uso da água e processos de reciclagem.

Social – Avalia o impacto de uma empresa em sua força de trabalho e na comunidade geral. As questões incluem diversidade, igualdade de gênero, direitos dos funcionários e trabalho comunitário.

Corporativa – Avalia como uma empresa é gerida, por exemplo, a composição dos conselhos, diretores independentes, tipos de ações disponíveis, interação com os acionistas, remuneração e direitos dos acionistas.

O ESG representa um desafio para as organizações, pois implica em uma mudança radical de valores e princípios, que produz efeitos não somente na própria empresa e nos seus funcionários, mas na sociedade e no planeta. Por isso, todos os setores precisam estar envolvidos. Nesse sentido, o RH estratégico pode ser um grande aliado para criar ações de alto impacto dentro do ambiente corporativo.

Muitas das questões abordadas pelas métricas do ESG estão intrinsecamente ligadas a demandas que os profissionais de RH têm no dia-a-dia. A implementação de políticas-chave, como aquelas relacionadas à diversidade e inclusão, além de um canal de denúncias, podem ajudar as empresas a melhorar o aspecto social e a lidar com casos de discriminação e assédio. Quando implementadas corretamente, essas políticas garantem um ambiente de trabalho saudável.

A cultura organizacional, a composição dos conselhos de administração e a remuneração dos acionistas são elementos importantes para a constituição das boas práticas de governança corporativa. Cada vez mais os investidores querem informações sobre o ambiente de trabalho e o modus operandi das empresas. Também nesse caso o setor de RH pode ajudar a reforçar os valores e princípios que devem ser compartilhados por todos.

Por fim, o RH pode propor ações que gerem um impacto ambiental positivo, de modo que a empresa e todos os funcionários tenham uma atitude mais sustentável. Desde atitudes simples, como oferecer copos feitos de material biodegradável, até as mais complexas, como descartar os resíduos produzidos por suas atividades de forma responsável, cada pequeno gesto importa.

Embora recente, o ESG está se tornando uma parte importante da constituição de uma empresa. Investidores, potenciais clientes e funcionários estão interessados no compromisso de uma empresa com o meio ambiente e com a sociedade, assim como a condução de seus negócios de forma ética e sustentável.

A incorporação dos princípios de ESG às atividades do negócio pode melhorar o desempenho e diferenciar ainda mais a empresa dos seus concorrentes. E para conseguir focar nesse e em outros temas estratégicos da organização, é essencial contar com um parceiro de confiança, que forneça todo o suporte às tarefas do BackOffice. Aqui na Pryor Global, nós oferecemos soluções de excelência para questões de Folha de Pagamento e Recursos Humanos, de modo que nossos clientes possam focar no seu core business. Entre em contato conosco e saiba já como podemos ajudá-lo!

Compartilhe essa postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

A Pryor Global se preocupa com o uso de seus dados pessoais. Solicitamos apenas os dados necessários para podermos retornar seu contato. Estes dados serão devidamente protegidos. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade".




plugins premium WordPress
pt_BRPT_BR