fbpx

Insights

Fechamento anual: o que você precisa saber sobre o assunto?

O fechamento anual é um momento bastante movimentado para os departamentos financeiro e contábil de toda e qualquer empresa. Isso porque envolve a verificação e atualização das contas para refletir as transações e eventos contábeis que ocorreram durante os últimos 12 meses. Entre outras coisas, o objetivo é calcular o resultado do ano que passou a fim de mostrar uma visão verdadeira da empresa para os interessados e submeter informações precisas aos órgãos fiscalizadores.

Tamanho de miniatura de blog - Fechamento anual - 03

Fechar as contas anuais de uma empresa significa seguir um processo preciso a fim de ter sucesso nessa tarefa às vezes hercúlea. O número de etapas depende do tamanho da empresa, mas alguns dos principais são:

1. Coleta de documentos contábeis: é necessário coletar todos os documentos contábeis relacionados às transações e eventos do ano que passou. Isso inclui extratos bancários, comprovantes de pagamento, notas ficais etc.

2. Registro das transações contábeis: para garantir um fechamento tranquilo e conseguir demonstrações financeiras precisas, é necessário se certificar de que todas as transações ocorridas durante o exercício foram registradas corretamente.

3. Verificar saldos bancários: verifique se os saldos de suas contas bancárias se reconciliam com as contas (a isso se chama conciliação bancária).

4. Fazer ajustes contábeis: uma vez reconciliados os saldos bancários, os vários ajustes contábeis do ano devem ser feitos. Esses ajustes garantem que as contas anuais estejam corretas.

5. Elaboração das contas anuais: balancete patrimonial, demonstrativo de lucros e perdas, demonstração de fluxo de caixa etc.

Como melhorar o processo de fechamento anual?

Embora seja um período de muito trabalho, existem boas práticas simples que podem ser implementadas antes e durante o fechamento anual, permitindo que a carga de trabalho seja distribuída e controlada e, ao mesmo tempo, garantindo um bom nível de qualidade nas contas que serão emitidas.

Criar um cronograma

É comum que os departamentos financeiros e/ ou contábeis criem um cronograma com os principais marcos do processo de fechamento anual. Ele pode conter as tarefas a serem realizadas pelas equipes e as datas planejadas de entrega. Dessa forma, cada equipe estará mais ciente do impacto da sua ação (ou falta dela) para gerar resultados precisos.

Antecipar o trabalho

Antecipar parte do trabalho do fechamento anual é uma prática fácil de implementar e permite identificar potenciais problemas ou inconsistências contábeis e resolvê-los com antecedência. O principal benefício é evitar que as equipes trabalhem com pressa e assim melhorar a qualidade de suas análises.

Contar com parceiros de confiança

Durante todo esse trabalho, a empresa deverá contar com parceiros de confiança, que possam ajudá-las no registro, acompanhamento e obtenção de dados financeiros e contábeis claros e corretos e a estar em conformidade com as regulações vigentes.

Aqui na Pryor Global, nosso setor de terceirização de backoffice conta com equipes altamente qualificadas e experientes para ajudar as empresas a mitigar riscos em suas operações financeiras e contábeis. Esteja ao lado de quem entende do assunto.

Fale conosco agora mesmo!

Compartilhe essa postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

A Pryor Global se preocupa com o uso de seus dados pessoais. Solicitamos apenas os dados necessários para podermos retornar seu contato. Estes dados serão devidamente protegidos. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade".




plugins premium WordPress
pt_BRPT_BR