Insights

Drex: o que é a nova moeda digital brasileira e como ela vai funcionar?

Atendendo à crescente demanda global por um ambiente de negócios mais digital e eficiente, o Banco Central do Brasil (BC) anunciou o lançamento do Drex, o Real digital. Ele deve entrar em vigor a partir de 2024.

Imagem 2 com logo

O Drex é uma Moeda Digital de Banco Central (CBDC, na sigla em inglês). Ela é emitida pelo banco central de um país e geralmente tem seu valor vinculado à moeda oficial desse país. A nova moeda digital não vai substituir o Real tal como o conhecemos hoje, ou seja, de papel. As moedas serão usadas em ambientes diferentes: físico e digital.

O objetivo do BC com o lançamento do Real digital é oferecer aos empreendedores brasileiros acesso a serviços financeiros mais modernos, garantindo um ambiente seguro para transações no meio digital. Assim, viabiliza um ecossistema financeiro inovador, eficiente e inclusivo, promovendo o desenvolvimento econômico e facilitando a participação ativa dos empreendedores na era digital.

Cada letra do Drex representa uma característica da moeda: “D” para digital, “R” para Real, a moeda, “E” para eletrônica, e “X” representa modernidade.

Como o Drex vai funcionar?

A proposta é converter instantaneamente os fundos depositados no banco em Drex através de um procedimento chamado tokenização, que transforma um ativo físico em um ativo digital. Essa quantia será armazenada em uma carteira virtual gerida por instituições financeiras, como bancos e correspondentes bancários.

O Drex simplificará o acesso a transações financeiras de grande porte, por exemplo, a compra e a venda de títulos públicos, depósito de salários e os estornos de impostos, conforme planejado pela Reforma Tributária.

Com as transações seguras da nova moeda digital, prevê-se uma ampla gama de aplicações, desde pagamentos básicos até contratos inteligentes. Isso permitirá a criação instantânea de acordos no momento em que o Drex for utilizado, agilizando as negociações.

O Drex ainda não está em circulação, no entanto, de acordo com o Banco Central, os usuários deverão possuir uma carteira virtual gerenciada por uma instituição autorizada para utilizar a nova moeda digital.

Qualquer pessoa poderá fazer uso da moeda digital.

A nova moeda digital impactará o mercado de câmbio?

A moeda virtual terá uma cotação equivalente ao Real, logo não irá funcionar como uma aplicação financeira. Seu valor permanecerá constante, sem sofrer alterações ao longo do tempo. Dessa forma, a cotação do câmbio não será impactada pelo Drex.

Se você tem dúvidas sobre operações cambiais, fale com a Pryor Global. Ajudamos empresas a realizar operações cambiais de maneira segura, eficiente e econômica. Conte com a nossa assessoria para recomendar a modalidade de câmbio mais apropriada para cada tipo de transação.

Compartilhe essa postagem

Posts recentes

Categorias

Social

Deixe uma resposta

A Pryor Global se preocupa com o uso de seus dados pessoais. Solicitamos apenas os dados necessários para podermos retornar seu contato. Estes dados serão devidamente protegidos. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade".




Fale conosco