Insights

Complexidade tributária não deve afastar empresas estrangeiras do Brasil

Assessoria especializada pode ser a diferença para se estabelecer no país

Complexidade-Tributaria-01

O sistema tributário brasileiro é conhecido por sua complexidade. O alto número de impostos, os diferentes modos de apuração, as mudanças constantes nas regras e as várias exceções são características conhecidas dos empreendedores do país. Para se ter ideia dos entraves burocráticos, basta mencionar que, em 2017, 86% das empresas brasileiras apresentavam ao menos uma pendência no pagamento de tributos federais ou no cumprimento de exigências de órgãos de controle.

Alterações das normas

A falta de coordenação entre legislações tributárias é certamente uma das maiores dificuldades para que as empresas cumpram todas as regras fiscais. O Brasil não conta com um imposto único, como o IVA (Imposto sobre Valor Agregado), adotado em vários países. Há cinco grandes tributos, cobrados de modo fragmentado pelas três esferas de governo.

A União cobra o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), o PIS (Programa de Integração Social) e o Cofins (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social). Os estados são responsáveis pelo IMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), e os municípios pelo ISS (Imposto sobre Serviços).

Além de incidir sobre bens e serviços de maneira diferente, esses tributos variam de estado para estado, o que leva a uma “guerra fiscal” entre governos locais na busca por atrair empresas. Nesse cenário, as alterações são constantes. De 1988 até 2019, estima-se que mais de 400 mil normas tributárias foram editadas, chegando à impressionante marca de 2,17 normas por hora (considerando dias úteis).

Complexidade-Tributaria-02

Empresas estrangeiras

Se para os empreendedores brasileiros é difícil conhecer e manter informações atualizadas sobre o sistema tributário, imagine só o tamanho desse desafio para empresas estrangeiras. A grande quantidade e complexidade dos tributos pode trazer insegurança jurídica e problemas fiscais para quem busca se estabelecer no país.

Ainda assim, o Brasil, quarto maior destino de investimentos estrangeiros do mundo, segue sendo um mercado repleto de oportunidades de negócio. Para aproveitar as muitas possibilidades que o país oferece, empresas estrangeiras podem recorrer a um serviço qualificado de assessoria tributária. O conhecimento legal de consultores especializados dá tranquilidade e tempo para que essas empresas se dediquem a sua atividade-fim, evitando que a complexidade tributária desvie o foco do que realmente interessa.

Segundo o Banco Mundial, empresas gastam de 1.483 a 1.501 horas por ano para cumprir obrigações fiscais no Brasil. Uma boa assessoria tributária não apenas garante a conformidade com regras e exigências, mas também permite que essas centenas de horas sejam aplicadas na atividade-foco da empresa. Esse tempo pode fazer toda a diferença para que uma empresa se estabeleça com segurança no mercado brasileiro.

Na Pryor Outsourcing, desenvolvemos estratégias de mitigação de riscos para operações internacionais. Contamos com especialistas tributários que ajudam empresas a entender diferentes regimes fiscais e oferecemos assessoria para cálculo, preparação e envio de impostos. Entre em contato com nossa equipe para receber mais informações sobre nossas soluções e orçamentos.

Compartilhe essa postagem

Posts recentes

Categorias

Social

Deixe uma resposta

A Pryor Global se preocupa com o uso de seus dados pessoais. Solicitamos apenas os dados necessários para podermos retornar seu contato. Estes dados serão devidamente protegidos. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade".




Fale conosco