Insights

As assinaturas digitais são seguras?

As empresas revisaram seus processos de trabalho durante a pandemia, porque a sobrevivência de muitas delas dependia disso. As assinaturas digitais ganharam força nesse período. E essa tecnologia veio para ficar.

As empresas revisaram seus processos de trabalho durante a pandemia, porque a sobrevivência de muitas delas dependia disso. As assinaturas digitais ganharam força nesse período. E essa tecnologia veio para ficar.

Registro de empresas on-line

O Integrador Estadual VRE|REDESIM da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) concentra todas as informações que precisam ser prestadas para o registro de empresas em um único lugar.

Por causa dele, muitas das visitas presenciais à Prefeitura e demais órgãos públicos, como a Receita Federal, o Corpo de Bombeiros e a CETESB, não são mais necessárias.

A tramitação é muito mais rápida e segura, pois todo o processo é feito em um único portal de forma on-line e o usuário pode realizar a ação da casa dele, se for mais cômodo.

Como funcionam as assinaturas digitais?

Há três tipos de certificados digitais que garantem a segurança em diversas transações, assim como as que são realizadas no VRE|REDESIM: o e-CPF, e-CNPJ e NeoID.

A própria validação da emissão do certificado digital pode ser feita virtualmente, o que é uma grande vantagem. Todos eles funcionam como identidades virtuais que permitem resolver eletronicamente o que antes era feito de maneira presencial.

O e-CPF, por exemplo, assegura a confiabilidade, autenticidade e integridade da transação que acontece em meio eletrônico. Qualquer pessoa física ou jurídica pode emitir esse certificado, desde que escolha uma Autoridade Certificadora (AC).

Nesse sentido, a AC precisa ser validada pelo ICP-Brasil e essas autoridades estão listadas no portal do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), a fim de garantir a rastreabilidade e idoneidade de todo o processo.

A validação de cada assinatura realizada em ambiente eletrônico é muito simples, embora pareça complexa à primeira vista.

E como essas assinaturas são validada?

Validar uma assinatura física envolve muitos custos, pois é preciso garantir a autenticidade dos documentos. Por causa de deslocamentos, armazenamento, entre outros fatores, o processo também consome muito tempo.

Entretanto, nas assinaturas digitais, a validação acontece rapidamente em um único portal e com muito menos despesas. Uma vez que o usuário escolheu a AC, cada assinatura gera um código que pode ser validado no Verificador de Conformidade do ITI.

Para isso, existem no mercado certificados digitais que ficam salvos na nuvem, ou seja, não é necessário instalar nada no computador ou celular para utilizá-los.

Tais certificados permitem, inclusive, que o seu proprietário emita uma “permissão temporária” autorizando a utilização do certificado digital a um terceiro e, para cada utilização feita, o titular recebe uma notificação, o que garante a rastreabilidade do uso.

Nesse sentido, os escritórios de advocacia precisam escolher Autoridades Certificadoras de abrangência internacional, porque o processo de representação legal é amplo e precisa ser validado em dois territórios, ou seja, no Brasil e no país de origem.

Não é só por causa da economia e praticidade que essa tecnologia vale a pena para os escritórios de advocacia. As assinaturas digitais possuem diversos escudos contra ataques cibernéticos, o que as torna fundamentais para os advogados.

A Pryor Consultores utiliza assinaturas digitais e garante a rastreabilidade de todo o processo de representação legal por meio do seu portal. Se você é advogado e ainda não é nosso parceiro, fale conosco!

Compartilhe essa postagem

Posts recentes

Categorias

Social

Deixe uma resposta

A Pryor Global se preocupa com o uso de seus dados pessoais. Solicitamos apenas os dados necessários para podermos retornar seu contato. Estes dados serão devidamente protegidos. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade".




Fale conosco