É importante contar com alternativas para mitigar riscos para o seu negócio. Nesse contexto, o seguro de crédito pode ser a melhor escolha.
Desde 2020, o mundo vive uma situação sem precedentes. A pandemia de covid-19, que continua alarmando a população – já que os indicadores voltaram a subir na Europa, o que indica uma tendência global –, resultou em impactos nos mais diversos setores, principalmente na economia.
Em 2020, primeiro ano da crise sanitária, a economia brasileira contraiu 3,9%. Embora, no geral, o país tenha conseguido superar as expectativas negativas em torno do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) – com um avanço de 4,6% no ano seguinte –, ainda há muito a ser feito para efetivamente sairmos da situação de insegurança econômica.
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, já sinalizou as medidas fiscais que pretende adotar e deixou o mercado atônito com a possibilidade de uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) para deixar de fora do teto de gastos aproximadamente R$175 bilhões de reais. A expectativa é de que, portanto, o BC (Banco Central) aumente a taxa Selic considerando um potencial agravamento fiscal.
O temor sobre o aumento da taxa de juros, assim como de um risco inflacionário, podem refletir negativamente na expectativa de crescimento da economia brasileira. Em tempos de insegurança, é importante contar com alternativas para mitigar riscos para o seu negócio. Nesse contexto, o seguro de crédito pode ser a melhor escolha.
Seguro de crédito em tempos de insegurança econômica
As empresas adquirem o seguro de crédito para se protegerem contra o risco de não pagamento ao vender bens e serviços a prazo. Se um cliente (devedor) não pagar dentro do prazo acordado e tiver cumprido os termos da apólice, a companhia (credor) segurada apresenta uma reclamação à seguradora para obter o pagamento.
O seguro de crédito pode e deve ser contratado por empresas que exportam e querem proteger seu fluxo de caixa. Por exemplo, a compra de um seguro pode oferecer garantias sobre a capacidade de pagamento de um cliente internacional devido às instabilidades comerciais e políticas. Tome-se como exemplo a guerra entre Rússia e Ucrânia e os riscos econômicos que a situação representa.
Esse tipo de seguro protege seu negócio de riscos que estão além do seu controle. Além de minimizar a chance de inadimplência, lhe dá confiança para estender o crédito a novos clientes e também melhora o acesso ao financiamento, muitas vezes a taxas menores. Portanto, sua empresa pode se tornar mais competitiva no mercado.
Com a inadimplência batendo recordes no Brasil, com 68,4 milhões de pessoas nessa situação, de acordo com dados do Serasa Experian, prevenir o seu negócio de possíveis perdas é melhor do que remediar e aguardar a situação melhorar.
Quer saber mais sobre o seguro de crédito? Fale com a Pryor Global. Estamos comprometidos em oferecer aos nossos clientes os melhores produtos disponíveis no mercado. Nossos especialistas estão prontos para conversar sobre os benefícios dos seguros que oferecemos.
A Pryor Global se preocupa com o uso de seus dados pessoais. Solicitamos apenas os dados necessários para podermos retornar seu contato. Estes dados serão devidamente protegidos. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade".