Que o nosso cenário fiscal e contábil é complexo e cheio de meandros, as empresas nacionais estão cansadas de saber. Agora, para as empresas estrangeiras e multinacionais que operam no Brasil, as dificuldades parecem ser ainda maiores. As obrigações burocráticas são muitas para quem quer instalar o seu negócio no país, seja indústria ou comércio de bens ou serviços.
O fato é que independentemente do tipo e do tamanho do negócio, companhias internacionais devem ter atenção redobrada aos encargos fiscais e contábeis previstos na lei brasileira. Não bastassem ser diversos, eles estão mudando constantemente. Portanto, é necessário um acompanhamento contínuo.
Nesse contexto, os setores fiscal e contábil são importantes para garantir a sustentabilidade de um negócio. Demonstrações financeiras claras e precisas e declarações de impostos em dia contribuem para manter a boa saúde financeira da empresa. Mas, quais são os principais desafios enfrentados?
Em se tratando do cumprimento das muitas normas fiscais e contábeis, é necessário ter uma equipe experiente a fim de conseguir programar o pagamento de todos os tributos. Vale ressaltar que as empresas se encaixam em diferentes regimes de tributação, a depender do seu perfil e tamanho. O regime pode ser alterado em virtude de mudanças na própria empresa e/ ou na legislação.
Há, também, as obrigações acessórias, que nada mais são do que declarações exigidas pelas autoridades a fim de confirmar o pagamento dos principais tributos. Essas declarações têm prazos diferentes, e podem ser entregues mensal ou anualmente, por exemplo. Um bom planejamento é a base para tudo. O calendário de entrega das declarações deve ser cumprido à risca para evitar o pagamento de multas e sanções.
Dadas as diferenças entre as legislações fiscais e contábeis ao redor do mundo, é preciso ter um conhecimento específico das regras locais. No entanto, nos casos de empresas com matrizes fora do país, é preciso que haja um certo grau de semelhança entre os princípios contábeis. Por isso, foram criadas Normas Internacionais de Relatórios Financeiros (IFRS, na sigla em inglês).
O estabelecimento de um padrão possibilita uma melhor comunicação entre empresas estabelecidas em diferentes locais. Os gestores e investidores têm uma visão muito mais clara e precisa de todos os dados essenciais para compreender a situação da companhia em questão. As normas internacionais tornaram possível a obtenção de informações financeiras mais fidedignas e de fácil compreensão.
Para os empresários e gestores de empresas, é quase impossível evitar o processo de contabilidade, dada a sua importância. No entanto, a única saída é, muitas vezes, contratar profissionais. Para além do processo de preparação de balanços patrimoniais, demonstrações de fluxo de caixa e de resultados financeiros, está a necessidade de aderir estritamente às normas contábeis financeiras, independentemente de onde sua empresa esteja localizada.
Aqui no Brasil, sua empresa pode contar com a Pryor Global. Somos especialistas nas normas fiscais, contábeis e trabalhistas brasileiras, com mais de 28 anos de experiência no mercado. Tenha um time de confiança no seu setor contábil. Vamos conversar!
A Pryor Global se preocupa com o uso de seus dados pessoais. Solicitamos apenas os dados necessários para podermos retornar seu contato. Estes dados serão devidamente protegidos. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade".